Clubes Sociais Negros começam uma virada incluindo o compromisso social entre suas ações veja exemplo do Clube Seis de Maio em Gravataí RS..
A reunião entre a coordenação do Curso de História e a diretoria da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio, realizada no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Gravataí, na última quarta-feira (17/06), definiu uma parceria inédita que possibilitará a criação de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destinado a pessoas de baixa renda. O ENEM atualmente está sendo adotado como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais.
A proposta do projeto social visa proporcionar a jovens e adultos, em condição econômica e social desfavorável, uma alternativa para o ingresso na universidade pública. De acordo com a coordenadora do Curso de História na Ulbra/Gravataí, a professora Viviana Benetti, as aulas serão ministradas a partir do mês de agosto, no turno da noite, na sede da Associação Seis de Maio, localizada no bairro Oriçó, por alunos graduandos (em fase de conclusão dos cursos), profissionais recém-formados e até mesmo por professores da universidade.
“Escolhemos a entidade Seis de Maio como parceira pelas atividades culturais e sociais desenvolvidas e por ser um importante simbolismo de resistência da comunidade afrobrasileira no Município”, salientou a professora. Benetti destacou que o apoio do poder público e da iniciativa privada será fundamental para a aquisição de materiais e alguns equipamentos necessários (como polígrafos, retro projetor, quadro branco, mesas, cadeiras), além de ajuda de custo aos professores (lanches e passagens) para a realização do trabalho voluntário.
O presidente da Seis de Maio, Lisandro Paim, agradeceu a escolha da entidade e frisou que a diretoria da agremiação - que completou, no último mês, 53 anos de existência - apóia integralmente o projeto. A diretoria da associação também se colocou à disposição para, juntamente com a universidade, viabilizar o apoio necessário para o início das aulas através de reuniões com empresários, lojistas e órgãos governamentais.
O curso
Todas as disciplinas exigidas na prova do Enem serão contempladas no curso preparatório: português, matemática, história, geografia, biologia, física, química e inglês. A metodologia prevê aulas expositivo-dialogadas, com utilização de polígrafos organizados e imagens.
O cronograma para inscrição das pessoas interessadas ainda está sendo elaborado pela universidade. O início do projeto está marcado para a primeira semana do mês de agosto, com aulas de segunda a sexta-feira, no turno da noite, na sede da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio, localizada na rua Castilho Inácio Barcelos, no bairro Oricó. O público alvo do projeto social é aluno de escolas públicas, jovens e adultos de baixa renda.
Por: Lisandro Paim - jornalista e especialista em Projetos Sociais e Culturais
Presidente A.C.B. Seis de Maio - Gravataí/RS
contato: cel - (51) 81063486
Acesse Notícia publicada no Jornal de Gravataí em 20/06/2009 - página 7 - http://www.jornaldegravatai.com.br/edicoes/jg_20062009.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário