Após o primeiro Encontro Nacional entre Clubes Sociais Negros realizado em 2006 na cidade de Santa Maria/RS, surge uma nova realidade dentro do Movimento Negro Nacional.
O movimento clubista envolve um numero aproximado de mais de 100 Clubes distribuidos em diversas cidades do Brasil,tendo no Rio Grande do Sul sua maior expressão com mais de 50% dos clubes da federação.
Entre estes clubes, muitos já completaram mais de um século de história , como reduto permanente da cultura e hábitos dos negros de nosso país.
Sendo esta, a primeira Conferência da Igualdade Racial após o I Encontro Nacional de Clubes,consequentemente é de fundamental importância a aprovação das demandas para os encaminamentos futuros dos mesmos.
Sendo assim coletivo as demandas clubistas :
-Garantir o reconhecimento do movimento Negro e aos Clubes Sociais Negros, como Patrimônio Histórico e Cultural Afro-Brasileiro, com encaminhamento para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN e Fundação Cultural Palmares, conforme os Artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988;
-Garantir ao movimento Negro e aos Clubes Sociais Negros a implementação de ações afirmativas a serem desenvolvidas nos clubes e sociedades negras, como: inclusão digital, geração de trabalho e renda, esporte, reforço escolar, curso preparatório para concursos e pré-universitário, contemplando a comunidade negra, em todos os níveis de ensino – alfabetização, fundamental, médio e superior
-Garantir ao movimento Negro e aos Clubes Sociais Negros capacitação de gestores nas áreas de administração, planejamento estratégico,de museologia comunitária e elaboração de projetos, através de cursos específicos para captação de recursos e o cumprimento da legislação fiscal vigente.
-Criar Edital específico para mapeamento do patrimônio material e imaterial dos Clubes Sociais Negros e Movimento Negro dentro do Programa Nacional do Mapeamento do Patrimônio Imaterial/IPHAN, Cultura Viva - Pontos de Cultura/Ministério da Cultura/MinC.
-Criar, no Ministério da Ciência e Tecnologia, políticas de ações afirmativas nas instituições de ensino para o Movimento Negro, Clubes Sociais Negros e que contemple os pesquisadores negros com: inclusão digital, geração de trabalho e renda, esporte, reforço escolar, curso preparatório para concursos e pré-universitário, em todos os níveis de ensino alfabetização, fundamental, médio e superior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário