sexta-feira, 3 de julho de 2009

Codene utilizará carnaval para divulgar causa negra

 

Novo presidente destacou a importância do Carnaval para a divulgação da cultura negra

Novo presidente destacou a importância do Carnaval para a divulgação da cultura negra

Contando com o apoio das entidades ligadas ao carnaval no Estado, o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene) irá ampliar o alcance de suas ações. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Victor Hugo Amaro, durante cerimônia de posse da diretoria, ocorrida nesta quinta-feira (2), em Porto Alegre.
“O Codene vai crescer com o apoio das entidades do carnaval. Nossa meta é que toda a comunidade gaúcha conheça o importante papel do Conselho no desenvolvimento e participação da comunidade negra no Estado”, salientou Amaro, que também é vice-presidente da Associação das Entidades Recreativas Culturais e Carnavalescas de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Aecpars). É a primeira vez em 20 anos que a Associação assume a presidência do Conselho.
O diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Plínio Zalewski, ressaltou a importância da diversidade na nova diretoria do Codene. “A atuação do Conselho é histórica, mas essa nova composição, que contempla vários segmentos das comunidades negras, traz um salto de qualidade na atuação do Codene, que se reflete nas políticas públicas.”
Além de Zalewski, a cerimônia de posse contou com a presença da secretária da Cultura (Sedac), Mônica Leal, da coordenadora estadual das Políticas de Igualdade Racial do Estado (Copir-RS), Sátira Machado, e de autoridades do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Esportes, da Coordenadoria Estadual da Mulher, e do secretariado da Prefeitura de Porto Alegre.
Também participaram do evento os conselheiros governamentais e da sociedade civil com assento no Codene, e entidades do movimento negro, do Hip Hop, de organização de mulheres negras, de Clubes Sociais Negros, quilombolas, artistas, religiosos de matriz africana, de entidades da área da saúde da população negra e educação. A premiada declamadora gaúcha, Liliana Cardoso, apresentou o poema "Quilombo do Morro Alto", emocionando a todos.
A diretoria do Codene é composta pelo presidente Victor Hugo Rodrigues Amaro, da Aecpars, pela vice-presidenta Elisiane Corrêa Ferreira, da Sedac, pela secretária-executiva Francisca Izabel da Silva Bueno, da Associação Cultural de Muheres Negras (Acmun), e pela tesoureira Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, da Coordenadoria Estadual da Mulher.
Serviço:
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social
(51) 3288 6400 / 6419

Nenhum comentário: