terça-feira, 28 de julho de 2009

Enc: 5º Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros

 

Prezados(as) Representantes de Clubes Sociais Negros do RS e Comissão Nacional,

Temos a honra de convidá-los (as) para o “5º Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros do RS” e preparação para o 2º Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros, que se realizará no dia 1ºde Agosto de 2009, na sede da Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora, em Porto Alegre.

Contamos com a presença de todos!

Luís Alberto da Silva

Presidente da Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora

Representante da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS junto à SEPPIR

(51) 84376065

Leiriane Teresinha Barbosa Maria

Diretora Cultural da Soc. Beneficente Cultural Floresta Aurora

Representante Regional de Clubes Sociais Negros/RS

(51) 92024033


CONCURSO PUBLICO ESTADUAL E FEDERAL

 

A dois meses do concurso, candidatos à PF não devem esquecer preparação física

PF lançou edital de concurso para 600 vagas de agente e escrivão
Agentes da PF durante operação contra crimes financeiros em julho do ano passado

A pouco menos de dois meses para a prova da Polícia Federal para 600 vagas de agente e escrivão, aprovados em concursos anteriores e professores afirmam: é hora de revisar todas as matérias, mas sem esquecer da preparação para o teste físico.

A Polícia Federal lançou edital na segunda-feira (27) para 400 vagas de escrivão e 200 de agente nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além de unidades de fronteira. As inscrições vão de 3 a 18 de agosto e a prova é em 13 de setembro.

Estado publica editais de concurso para 10.086 vagas

Serão abertas vagas em 19 órgãos do Governo.

Inscrições serão no dia 3 e vão até o dia 9

Os seis editais referentes ao maior concurso público já realizado em Mato Grosso foram publicados no Diário Oficial Eletrônico (www.iomat.mt.gov.br) do dia 27 de julho, que circula nesta terça-feira (28).
São 10.086 vagas oferecidas para suprir a necessidade de 19 órgãos, sendo a maioria para a área de Educação (5.500) e para a de Segurança Pública (2.944).
Aproximadamente 9,2 mil vagas serão destinadas para as áreas fins do Governo, com o Segurança e Educação. Os outros 8% são para a área meio. São 10.086 vagas que correspondem aos perfis e as reais necessidades do Estado hoje.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Coletivo de Clubes Sociais Negros CCFNR / RS Apresentam as propostas aprovadas na II CONAPIR ao Senador Paulo Paim.

O presidente do Coletivo de Clubes Sociais Negros do RS Sr Cezar Augusto Silveira da Silveira em compania do Sr. Eraldo Medeiros (Presidente da Sociedade Castro Alves), encaminharam na tarde de ontem dia 20 de Julho de 2008 ao Ex mo. Senador Paulo Paim as propostas históricas aprovadas em favor dos Clubes Sociais Negros do Brasil na II Conapir.
Aproveitaram também a oportunidade e informaram ao senador a agenda das atividades do Coletivo de Clubes Sociais Negros do RS , relatando as atividades desenvolvidas desde a sua fundação no ano de 2007, como também as atividades desenvolvidas em parceria com os mais de cincoenta Clubes Socias Negros do estado do RS.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Disque 100 atinge a marca de 100 mil denúncias registradas em 6 anos

O Disque Denúncia Nacional, serviço coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), atingiu 100 mil denúncias recebidas de violência contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. Os dados consolidados até junho de 2009 foram divulgados nesta quarta-feira (15) durante o Seminário do Disque Denúncia Nacional para Gestores, que reúne até amanhã (16), em Brasília, coordenadores de ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes de 24 Estados e do Distrito Federal.

A subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH, Carmen Oliveira, destacou o significado da marca de 100 mil denúncias recebidas pelo Disque 100. “Mostra a importância desse serviço, que é gratuito e já se consolidou como um canal de denúncias de violações aos direitos de crianças e adolescentes. Isso só foi possível graças às parcerias que nós estabelecemos até aqui, entre o governo, terceiro setor e a sociedade civil”, afirmou.

Em seis anos, são 100 mil denúncias e mais de 2,3 milhões de ligações atendidas pelo Disque Denúncia Nacional. No primeiro semestre de 2009, o Disque 100 realizou 131.287 atendimentos e recebeu e encaminhou 17.009 denúncias.

A procura pelo serviço cresce a cada ano. De 2003 a 2008 houve um crescimento de 625%, o que significa que o número de denúncias recebidas passou a ser sete vezes maior. A média de denúncias recebidas a cada dia passou de 12, em 2003, para 89, em 2008. Em 2009, até junho, a média já havia chegado a 94 por dia.

“Os números mostram que a população não tolera mais a violência sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da SEDH, Leila Paiva. Na avaliação da coordenadora chegar a essa marca é concretizar a política pública desenvolvida para crianças e adolescentes no país. “Essas 100 mil denúncias foram encaminhadas e as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa”, ressaltou.

Além de casos de violência sexual, o Disque 100 recebe informações sobre tráfico de crianças e adolescentes, maus-tratos, negligência, entre outros crimes. A negligência concentra o maior número de ligações recebidas pela Central. Entre 2003 e junho de 2009, 35% foram ligações com casos de negligência, 34% de violência psicológica e física e 31% de violência sexual.

A maior parte das denúncias recebidas pelo central do Disque 100 são contra meninas, 62%. Esse número sobe para 81% quando as denúncias são de violência sexual. Todas as denúncias são encaminhadas em até no máximo 24 horas, e as urgentes são transmitidas de imediato.

Novidades - O Disque 100 está em fase de aprimoramento. Durante o seminário foi apresentado o novo sistema de banco de dados das denúncias. Ele tem por objetivo de obter informações sobre a incidência da violência contra crianças e adolescentes. O sistema foi feito em software livre para que os gestores possam utilizá-lo em seus estados e municípios sem qualquer custo.Segundo Leila Paiva, os dados gerados pelo Disque Denúncia são fundamentais para o mapeamento de regiões críticas. “Com mais informações podemos detectar e agir regionalmente em focos de exploração sexual de meninas e meninos”, explica a coordenadora.

Conheça o Disque 100 - O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. O serviço é executado pela SEDH em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA

Rua Cincinato Pinto, 503, 1º andar, Centro CEP: 57020-050

Fone/Fax: (82) 3315.1792  Cel. (82) 8883.7564 8806.5145

cedca_alagoas@hotmail.com www.conselhodacrianca.al.gov.br

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Informe Especial

Informe Especial
13/07/2009

Segundo Edital Internacional para

Empreendimentos Culturais de Afrodescendentes

Programa ACUA 2009

Por petição das organizações rurais de afrodescendentes, o Programa ACUA prolonga o prazo de recepção  das candidaturas para o seu Segundo Edital Internacional para empreendimentos culturais de afrodescendentes. O Edital ficará aberto até à terça feira 21 de julho 2009 às 17h00 (hora local).

Desde o dia 08 de maio de 2009 o Programa Regional de Apoio às Populações de Rurais de Ascendência Africana da América Latina - ACUA, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, apresentou às organizaçoes de afrodescendentes rurais dos sete países da área de cobertura (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela) a sua Segundo Edital Internacional de empreendimentos culturais, uma iniciativa que pelo segundo ano consecutivo reúne as melhores e mais notáveis experiências de empreendimentos culturais de organizações afrodescendentes em áreas rurais.

Esses editais têm permitido ao Programa de identificar, conhecer e apoiar experiências e trabalhos comunitários que têm um amplo impacto na vida de comunidades afrodescendentes organizadas. Essas mesmas comunidades levam adiante grandes esforços conjuntos ao redor da defesa e o resgate dos seus saberes tradicionais, assim como na potencialização dos seus ativos culturais.

Por petição de varias organizações rurais de afrodescendentes, temos decidido adiar a data de encerramento do Edital para a terça feira 21 de julho de 2009 com o objetivo de receber um amplo numero de organizações postulantes.

Para mais informações, favor acessar ao site do Programa ACUA: www.programaacua.org na seção de "Novidades". Também se encontram disponíveis formatos físicos no escritório regional Programa.

Mais informações:
Escritório Regional
Unidade Técnica do Programa ACUA
Correio eletrônico. info@programaacua.org convocatoria@programaacua.org
Telefones: (57-1) 6 44 92 92 Ext. 117, 104 e 148 - Telefax: 530 61 11
Bogotá - Colômbia

________________________________________________________
Assessoria de Comunicação
Inês Ulhôa - assessora de imprensa (9966-8898) ines.ulhoa@palmares.gov.br
Jacqueline Freitas
Marcus Bennett
Telefones: (61) 3424-0164/ 0165/ 0166
www.palmares.gov.br

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Gravataí - Curso para ENEM gratuito da Ulbra e Seis de MAio recebe apoios da Prefeitura Comércio e Lojistas

 

Educação

09/07/09 - 16h34min

Prefeitura apóia curso grátis preparatório para o Enem
Iniciativa da Ulbra e Seis de Maio também tem parceria da Acigra

Foto: Secom/PMG - Altemar Oliveira

ver ampliada

A Associação Seis de Maio, localizada na rua Castilho Inácio Barcelos, 124, Bairro Oriçó, deverá oferecer um curso noturno de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), exame que garante o ingresso na universidade. As 60 vagas serão oferecidas gratuitamente para alunos das escolas públicas de Gravataí. A Prefeitura, através das secretarias de Educação (SMED) e Segurança Pública (SMASP), a Ulbra e a Acigra são parceiras da iniciativa. A Ulbra disponibilizará os professores e transformará este curso em projeto piloto para ser implantado futuramente em outros locais. Uma reunião realizada na manhã da quinta-feira (09/07), na sede da Seis de Maio, serviu para tratar detalhes da implantação do curso.
O curso será realizado entre agosto e outubro, no horário das 19/22h. As inscrições serão abertas a partir do dia 15 de julho. Os requisitos exigidos para os candidatos, que irão preencher as 60 vagas disponíveis no curso são: estar inscrito para os exames do Enem (17 de julho), ser aluno ou egresso de escola pública e ter renda per capta de até R$ 600,00. A partir da próxima semana, os organizadores do curso distribuirão fichas de inscrição e materiais de divulgação nas escolas públicas de Gravataí.
Postos de Inscrição:
Ulbra – nos dias 18 e 22/07 – 14h às 18h
Associação Seis de Maio - dia 16/07 – pela manhã
Escolas públicas de Ensino Médio – de 15 a 25/07
Documentos necessários:
Cópia dos comprovantes: de inscrição no Enem, renda familiar e residência, e de identificação.
Participaram da reunião pelo Seis de Maio, o presidente Lisandro Paim e a diretora geral Cristiane Gomes da Silva. A coordenadora do Curso de História Viviana Benetti e o acadêmico Carlos Alberto Santos representaram a Ulbra. A Prefeitura foi representada por Patrícia Rossone (SMASP) e Ana Schreiber e Helena Souza (SMED). Mesmo não comparecendo na reunião, a Acigra garantiu apoio ao projeto.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Brasília - Clubes sociais negros aprovam demandas Históricas na II Conapir

 

Clubes sociais negros aprovam demandas históricas na II Conapir, em Brasília/DF

Mobilização das entidades possibilitou agenda com ministro da Seppir

A II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada de 25 a 28/06/2009, em Brasília/ DF, foi um marco histórico para os clubes sociais negros do Brasil. A organização e mobilização do movimento clubista garantiu a aprovação e a visibilidade de demandas apresentadas pelas entidades durante os debates estaduais, além de possibilitar uma série de encontros com representantes dos governos estadual e federal durante a conferência.

O movimento Clubista envolve um número aproximado de mais de 100 clubes sociais negros, distribuídos em diversas cidades do Brasil, tendo no Rio Grande do Sul sua maior expressão com mais de 50% dos clubes da federação. Entre estes clubes, muitos já completaram mais de um século de história como reduto permanente da cultura e hábitos dos negros de nosso país.

Encontro histórico com ministro

Durante a II Conapir, a delegação gaúcha - com representantes de quilombos, clubes sociais negros, comunidades de terreiro e lideranças do movimento negro -, juntamente com a coordenadora da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do RS, Sátira Machado, reuniram-se com o ministro de Estado da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, na tarde do dia 26/06.

Na reunião, a coordenadora Sátira Machado entregou uma carta de apoio ao trabalho desempenhado pela SEPPIR, na qual o grupo se colocou a disposição para auxiliar na formulação e desenvolvimento de projetos. O Ministro Edson Santos agendou, para o segundo semestre do corrente ano, uma visita às entidades negras do Rio Grande do Sul, em suas respectivas cidades, com o objetivo de conhecer a história, a realidade e suas necessidades.

Participaram do encontro com o ministro:

Giane Vargas Escobar - diretora do Museu Treze de Maio (Santa Maria) e representante da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS; Luis Alberto da Silva - presidente da Sociedade Cultural Beneficente Floresta Aurora (Porto Alegre) e representante da  Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS; Sátira Machado – coordenadora da Coppir/RS; Elisiane Ferreira - vice- presidente do Codene pela Secretaria de Estado da Cultura; Simone Dias- conselheira do Codene pela Secretaria Justiça e Desenvolvimento Social/RS; Luis Carlos de Oliveira, vice-presidente da Associação Cultural e Beneficente Floresta Montenegrina (Montenegro) e vice-presidente do Coletivo de Sociedades Negras do RS; Isabel Landim - presidente da Sociedade Négo (Venâncio Aires); Lisandro Laércio Rangel Paim – presidente da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio (Gravataí); Francisca Dias - delegada de Osório; Francisca Bueno - ACMUN Passo Fundo; Isabel - Clube José do Patrocínio (Júlio de Castilhos); Claudia Celina  - secretária da Secretaria Especial de Pelotas; Clarice Thomaz - delegada de Santa Rosa; Renata Barbosa - assessora técnica da SEPPIR.

Os clubes sociais negros também realizaram reuniões com Ivonete Carvalho – gerente de projetos para Comunidades Tradicionais/Seppir, Victor Hugo Amaro- presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no RS (CODENE); Elisiane Ferreira – assessora da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Codene, e com a coordenadora da Coppir/RS, Sátira Machado, as quais conquistaram apoio para o desenvolvimento de projetos. O senador Paulo Paim também conversou com presidentes de clubes sociais e agendou um encontro com os dirigentes para o mês de agosto.

Aprovação de propostas

A articulação do movimento clubista junto à lideranças e grupos do movimento negro nacional garantiu a aprovação e visibilidade nacional de todas as demandas históricas que foram apresentadas na II Conapir/2009. Dentre as propostas (algumas com pequenas alterações) que agora integram o relatório final da conferência, estão:

· Garantir o reconhecimento aos Clubes Sociais Negros, como Patrimônio Histórico e Cultural Afro-Brasileiro, com encaminhamento para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN e Fundação Cultural Palmares, conforme os Artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988;

· Garantir aos Clubes Sociais Negros a implementação de ações afirmativas a serem desenvolvidas nos clubes e sociedades negras, como: inclusão digital, geração de trabalho e renda, esporte, reforço escolar, curso preparatório para concursos e pré-universitário, contemplando a comunidade negra, em todos os níveis de ensino – alfabetização, fundamental, médio e superior;

· Garantir ao movimento Negro e aos Clubes Sociais Negros capacitação de gestores nas áreas de administração, planejamento estratégico,de museologia comunitária e elaboração de projetos, através de cursos específicos para captação de recursos e o cumprimento da legislação fiscal vigente;

· Criar Edital específico para mapeamento do patrimônio material e imaterial dos Clubes Sociais Negros dentro do Programa Nacional do Mapeamento do Patrimônio Imaterial/IPHAN, Cultura Viva - Pontos de Cultura/Ministério da Cultura/MinC;

· Criar, no Ministério da Ciência e Tecnologia, políticas de ações afirmativas nas instituições de ensino para o Movimento Negro, Clubes Sociais Negros e que contemple os pesquisadores negros com: inclusão digital, geração de trabalho e renda, esporte, reforço escolar, curso preparatório para concursos e pré-universitário, em todos os níveis de ensino alfabetização, fundamental, médio e superior.

Movimento Clubista prepara encontros, capacitação e eventos

Uma reunião organizada no saguão do Hotel Brasília Imperial, em Brasília, com representantes de clubes sociais negros iniciou a preparação de uma série de encontros estaduais e nacionais. Está marcado para o dia 01/08, na sede social da Sociedade Floresta Aurora, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros, preparatório para o 2° Encontro Nacional, que está agendado para o mês de outubro, no estado de Minas Gerais.

Também está previsto um curso de capacitação em gestão, organizado pelo Clube Mundo Velho de Minas Gerais, para a diretoria de clubes sociais que participaram do primeiro encontro nacional, realizado na cidade de Santa Maria, em 2006.

A segunda edição do Concurso Negra Mais Brasil promete movimentar os clubes sociais negros para a escolha das representantes que irão disputar o concurso, no próximo ano, na cidade de Canoas - RS. Em 2008, a vencedora do Negra Mais Brasil foi a representante da Associação Cultural e Beneficente Rui Barbosa, da cidade que receberá o evento no próximo ano.

E além destes eventos, o Coletivo de Sociedades Negras do RS continua a organização do calendário de festividades, que reúne diversos clubes sociais em grandes atividades de integração entre as diretorias e associados. O almoço-baile promovido pela Sociedade Négo, de Venâncio Aires, contou com um delicioso churrasco, galeto e saladas. Os shows do artista Darci Maravilha e da banda de samba e pagode Swing Brasileiro agitaram os convidados no salão do clube. A próxima festa será realizada pela Sociedade Quilombo, em agosto, na cidade de Bento Gonçalves/RS – na serra gaúcha.

Por Lisandro Paim – jornalista/RSPlenária II Conapir

Grupo de Trabalho aprova demandas históricas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Codene utilizará carnaval para divulgar causa negra

 

Novo presidente destacou a importância do Carnaval para a divulgação da cultura negra

Novo presidente destacou a importância do Carnaval para a divulgação da cultura negra

Contando com o apoio das entidades ligadas ao carnaval no Estado, o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene) irá ampliar o alcance de suas ações. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Victor Hugo Amaro, durante cerimônia de posse da diretoria, ocorrida nesta quinta-feira (2), em Porto Alegre.
“O Codene vai crescer com o apoio das entidades do carnaval. Nossa meta é que toda a comunidade gaúcha conheça o importante papel do Conselho no desenvolvimento e participação da comunidade negra no Estado”, salientou Amaro, que também é vice-presidente da Associação das Entidades Recreativas Culturais e Carnavalescas de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Aecpars). É a primeira vez em 20 anos que a Associação assume a presidência do Conselho.
O diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Plínio Zalewski, ressaltou a importância da diversidade na nova diretoria do Codene. “A atuação do Conselho é histórica, mas essa nova composição, que contempla vários segmentos das comunidades negras, traz um salto de qualidade na atuação do Codene, que se reflete nas políticas públicas.”
Além de Zalewski, a cerimônia de posse contou com a presença da secretária da Cultura (Sedac), Mônica Leal, da coordenadora estadual das Políticas de Igualdade Racial do Estado (Copir-RS), Sátira Machado, e de autoridades do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Esportes, da Coordenadoria Estadual da Mulher, e do secretariado da Prefeitura de Porto Alegre.
Também participaram do evento os conselheiros governamentais e da sociedade civil com assento no Codene, e entidades do movimento negro, do Hip Hop, de organização de mulheres negras, de Clubes Sociais Negros, quilombolas, artistas, religiosos de matriz africana, de entidades da área da saúde da população negra e educação. A premiada declamadora gaúcha, Liliana Cardoso, apresentou o poema "Quilombo do Morro Alto", emocionando a todos.
A diretoria do Codene é composta pelo presidente Victor Hugo Rodrigues Amaro, da Aecpars, pela vice-presidenta Elisiane Corrêa Ferreira, da Sedac, pela secretária-executiva Francisca Izabel da Silva Bueno, da Associação Cultural de Muheres Negras (Acmun), e pela tesoureira Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, da Coordenadoria Estadual da Mulher.
Serviço:
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social
(51) 3288 6400 / 6419

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Informe Palmares

 

Número 46 - Ano 3 - 1 a 30 de Junho de 2009
Por uma agenda estratégica na luta por igualdade racial
Colocar em debate os avanços e possíveis ajustes nas políticas de igualdade racial ora em curso no Brasil. Foi neste clima que se deu a abertura da segunda Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II Conapir), no Centro de Convenções, em Brasília
Por Inês Ulhôa - Ascom/FCP

FCP Do dia 25 a 28 de junho, cerca de 1,3 mil delegados eleitos em todo o país discutiram temas como Sistema Único de Saúde e o Plano Nacional de Saúde Integral da População Negra; políticas educacionais, de emprego e renda; titulação de terras quilombolas; justiça e segurança, cotas no ensino superior, religiões de matrizes africanas, políticas para as populações indígenas e ciganas e o combate ao racismo institucional, entre outros.
Delegados chegaram de todo o Brasil para acompanhar e colocar em discussão avaliações e propostas para o diálogo entre sociedade civil e o Governo Federal na expectativa de ampliar e consolidar as políticas públicas dedicadas à promoção da igualdade racial.
O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, ressaltou que este é o momento para que a sociedade civil e o governo avaliem o desempenho das políticas públicas em suas várias ações, como saúde, educação, mercado de trabalho. Segundo ele, é o momento propício para colocar em pauta os desdobramentos dessas políticas e novas ações.
O ministro lembrou ainda a necessidade de cobrar do legislativo a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e o projeto de cotas nas universidades. "A consolidação disso vai inserir a questão da igualdade racial na agenda do país", reforçou ele.
Edson Santos disse ainda que com a edição do decreto 6.872/2009, que aprovou o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, será possível elaborar planos orçamentários plurianuais com recorte de prioridade à população negra e indígena. "Este plano é um compromisso do governo Lula", esclareceu Santos, complementando que "as políticas implementadas por Lula no Brasil são referência para o mundo".
FCP A representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Doné Kika de Bessen, em um discurso contundente, que agradou a plateia, disse que espera que os resultados dessa Conferência encontrem eco na sociedade brasileira como um todo. Ela lembrou os momentos históricos de luta do movimento negro, que resultou na criação da Seppir. "A Seppir é a materialização e fruto dessa luta contra o racismo que levou, pela via da institucionalização, o debate para o Estado", disse.
Doné Kika de Bessen defendeu ainda as ações afirmativas do governo Lula, mas cobrou mais empenho para combater de vez a discriminação e o racismo no Brasil. "Os dados mostram que houve melhorias, hoje há menos pobres, houve redução da desigualdade, as cotas levaram jovens negros para a universidade", enumerou ela.
Em nome da sociedade civil, ela listou algumas reivindicações, entre elas a aprovação, pelo Legislativo, do Estatuto da Igualdade Racial e do projeto que institui as cotas nas universidades, a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira nos ensinos médio e fundamental, a redução dos índices de violência contra a juventude negra, mais respeito às religiões de matriz africana e a regularização fundiária de áreas remanescentes de quilombos.
Democracia e superação do racismo no século 21
Um dos painéis realizado pela 2ª. Conferência pela Promoção da Igualdade Racial foi dedicado ao tema democracia e racismo, no qual o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, foi um dos debatedores
Por Inês Ulhôa - Ascom/FCP
Entre os debatedores do painel 6 - Democracia e superação do racismo no século 21, o presidente Luis Inácio Lula da Silva foi o destaque. Nenhuma ação foi mais debatida do que as intervenções do presidente brasileiro para a superação do racismo neste século.

FCP

O embaixador Martin I. Uhomoibai, presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, fez questão de homenagear o presidente Lula pela sua busca incansável por direitos humanos. "Alguma coisa está acontecendo neste país. Houve apenas um Lula; nunca vi nada parecido com isso, ele é um presidente não só do Brasil, mas de toda a humanidade, pela sua luta", declarou ele, além de pedir aos participantes: "Vocês têm que tirar vantagem do presidente Lula". E citou as viagens do presidente ao continente africano em busca de parcerias: "Suas visitas mostram seu compromisso. O mundo não vai esquecer o que o Brasil fez sob o governo Lula na questão da superação do racismo e dos direitos humanos".
FCP Para ele, o envolvimento do Brasil em fóruns internacionais tem sido de extrema importância para a superação do racismo e citou a reunião de Durban. "O apoio do Brasil fez Durban ser um sucesso", disse. Sobre a 2ª. Conferência, ele se mostrou gratamente surpreso: "Isso aqui parece prosseguimento de Durban, é a primeira vez que vejo isso. Não tenho dúvida de que o Brasil está no rumo certo, essa conferência não veio do nada". Uhomoibai divulgou ainda o papel de liderança que o Brasil vem tendo para a realização de censos na América Latina e Caribe que abordem a visibilidade dos negros.
Na mesma linha, o secretário executivo da Comissão da União Africana e presidente da Academia de Letras Africana, Adama Samassesou, disse ter ficado fascinado com o que estava vendo. "Estou muito feliz de ver os atores que vocês são, mais feliz ainda pelo governo Lula, de um governo corajoso para fazer uma coisa que ninguém fez no mundo inteiro sobre a questão racial". Na direção contrária, disse ainda ficar triste de que em pleno século 21 ainda é preciso debater o racismo, de ver que pessoas ainda neguem a existência do outro, que ainda haja a dominação de um país por outro.
FCP Samassesou comentou sobre a tentativa da União Africana fazer com que paises do continente africano saiam do jugo do colonialismo, "onde a maioria dos Estados ainda tem que fazer justiça na língua da colonização", declarou. Ele explicou sobre o Renascimento Africano e a necessidade de se romper com divisões causadas também pelo colonialismo. "O projeto colonialista foi de negar a nossa história".
Ele ressaltou também a liderança do Brasil em dar visibilidade à população negra por meio dos censos geográficos. "O Brasil não esconde os negros nem os índios; na América Latina essa questão vem se desenvolvendo", ressaltou Samassesou. Para ele, a questão fundamental e primeira para a superação do racismo é a educação e a promoção da cultura. "O Brasil, país da diversidade, está conseguindo, com o governo Lula, fazer esse processo".
Direitos fundamentais - O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, também precisou as políticas de ação afirmativa no Brasil como essenciais para a democracia e para a superação do racismo. Segundo ele, "a democracia é um processo claro para a geração de hoje, Em outros momentos, a ausência de democracia impediu que houvesse acesso de muitos segmentos a direitos fundamentais". Ele esclareceu que nesse processo o Movimento Negro foi duramente atingido, pois "a questão racial era subversiva e era tratada pela Lei de Segurança Nacional".
Ainda segundo Zulu Araújo, a base democrática é importante para defender direitos e para lutar pelas conquistas. "A existência do governo Lula tem sido exemplar nesse sentido e a realização da 2ª. Conapir é um exemplo disso."
FCP O presidente da Fundação Cultural Palmares ressaltou ainda o trabalho da instituição na luta pela superação do racismo para a qual se aprimorou e se transformou ao longo dos anos "para atender as demandas". Zulu Araújo explicou que num primeiro momento, a Fundação voltou-se para o conjunto de demandas reprimidas. Num outro momento, devido à singularidade do governo Lula, que procurou atender questões demandadas pela sociedade e pelo movimento negro, desenhou-se um novo modelo com a criação da Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir), "então, a cultura passa a ser o foco central". Segundo Zulu, a cultura vista como um direito de cidadania, um gênero de primeira necessidade. "Sem cultura, não poderemos afirmar a nossa identidade, nossa singularidade, por isso a adoção da economia da cultura é elemento fundamental para a ação da Fundação Palmares", disse ele.
O olhar do governo Lula sobre o continente africano também foi ressaltado por Zulu Araújo, considerando também as ações da Fundação na valorização das manifestações de raízes africanas. A consolidação de parcerias com países daquele continente, além de consolidar um portfólio de projetos para os países de língua portuguesa, são ações exemplares nas atividades da Fundação na área internacional com a missão de promover programas que capacitem jovens e gestores públicos na área de cultura sempre com o objetivo de conferir cidadania para a superação do racismo.
Para que a luta para a superação do racismo seja plena, segundo o presidente da Palmares, é preciso ainda fortalecer ações no campo internacional, com políticas públicas articuladas também na América Latina. Ele citou a criação do Observatório Afro-Latino, "um instrumento para se conhecer e se reconhecer". Mas para superar o racismo no plano global, Zulu Araújo credita mecanismos também no plano internacional "que articule também povos, não apenas governos para fazer do século 21, um século exemplar na luta pela superação do racismo".


Intolerância religiosa
O moderador do painel Democracia e superação do racismo no século 21, Ivanir dos Santos, secretário executivo do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (CEAP) entregou ao embaixador Martin I. Uhomoibai, presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, um relatório que denuncia o estado de "ditadura" religiosa promovida pelos neopentecostais no Brasil. O objetivo do relatório é denunciar o caso no exterior e pressionar o Estado

COLETIVO DE SOCIEDADES DE NEGROS CCFNR-RS: Diretoria Filhos do Trabalho na negociação com Prefeito e a Presidente do Legislativo de Uruguaiana/RS.

COLETIVO DE SOCIEDADES DE NEGROS CCFNR-RS: Diretoria Filhos do Trabalho na negociação com Prefeito e a Presidente do Legislativo de Uruguaiana/RS.

Diretoria Filhos do Trabalho na negociação com Prefeito e a Presidente do Legislativo de Uruguaiana/RS.

Em reunião no salão nobre, o prefeito Sanchotene Felice anunciou que o governo municipal tombará o histórico prédio sede da SBUFT(conhecida como Sociedade Filhos do Trabalho), e apoiará as obras de restauração.Em contrapartida, a entidade apoiará e será parceira do municipio em projetos de cunho social e cultural. A reunião contou com a presença da presidente da Cãmara municipal de vereadores de uruguaiana, vereadora Neraí Santos Kaufmann, e Maria de Lourdes Garcia, Berenice Santos Marques, Eli Pereira do Nascimento, Paulo Cesar de Castro Espindola e Roberto Pereira da Silva,integrantes da diretoria da Sociedade Beneficente União Filhos do Trabalho(SBUFT), localizada na rua irris valls, 1889. Na manhã de ontém, o prefeito esteve na sede da entidade, acompanhando o inicio dos trabalhos, na recuperação do teto.

editais

 

REPRESENTAÇÃO NORDESTE - MINISTÉRIO DA CULTURA

BOLETIM RRNE MINC

Quarta-feira, 1º de julho de 2009

GERAL

NOVOS EDITAIS
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura lançou ontem (30), no Complexo Cultural da Funarte/MinC, em São Paulo, três novos editais de fomento à produção artística e cultural no país:  Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet e  o Bolsa Funarte de Criação LiteráriaO Bolsa Funarte de Criação Literária – pretende fomentar a produção de textos literários inéditos nos gêneros lírico e narrativo, contemplando 10 autores brasileiros, dois de cada região. Cada um receberá uma bolsa de R$ 30 mil. O Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais /Internet - cria condições materiais para que pesquisadores, teóricos, artistas e estudantes possam se dedicar à produção de conhecimento crítico sobre a atual arte brasileira e sua relação com as tecnologias digitais. Serão distribuídas cinco bolsas de R$ 30 mil, uma para cada região do país. O Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2009 - oferece a artistas de diversos segmentos a possibilidade de desenvolver projetos integrados a ações de Pontos de Cultura de todo o país. Serão concedidos 71 prêmios: 66 deles, com valores entre R$ 15 mil e R$ 50 mil, divididos entre as cinco regiões brasileiras; os outros cinco, de R$ 90 mil cada, estão destinados a projetos de "Abrangência Nacional". Mais informações: www.funarte.gov.br     e       www.cultura.gov.br/ .
VÍDEO AULA SALIC WEB
Os internautas/proponentes interessados em entender melhor como preencher as propostas culturais pelo sistema Salic Web, do MinC, terão mais uma ferramenta para auxiliá-los. Já estão disponíveis na internet, no endereço: www.cultura.gov.br/site/2009/06/15/video-aula-salic-web, três novos vídeos contendo o passo a passo, com informações atualizadas, sobre o sistema digitalizado de cadastramento de projetos. Mais informações: www.cultura.gov.br
ARTES CÊNICAS
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, lança o edital do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009 para viabilizar projetos de grupos, companhias, trupes e artistas independentes que busquem, em apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Ao todo, 60 projetos serão contemplados, com valores de R$ 20 mil, R$ 40 mil ou R$ 50 mil. As inscrições estão abertas até 7 de agosto. Podem ser inscritos projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas e intervenções urbanas. Grupos e artistas com mais de dez anos de atuação na rua podem concorrer com propostas voltadas para o registro e a preservação memorialística de suas atividades. O resultado final será divulgado no Diário Oficial da União e no site da Funarte. O Edital está disponível em: www.cultura.gov.br e www.funarte.gov.br/ . Mais informações: (21) 2279-8018 e artescenicasnarua@funarte.gov.br.
DOCUMENTÁRIOS LATINOAMERICANOS
Estão abertas as inscrições, de 23 de junho a 7 de agosto, para o segundo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Iberoamericanos (DOCTV IB 2), intitulado DOCTV América Latina (DOCTV AL). Este programa, lançado pela Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Iberoamérica (Caaci), será coordenado no Brasil pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC). A proposta é estimular e fortalecer o intercâmbio cultural e econômico entre os povos latinoamericanos. Os documentários selecionados serão divulgados no período de abril de 2010 a abril de 2011, pelas TVs Públicas dos países incluídos no DOCTV AL 2. Saiba mais sobre o Edital, Ficha de Inscrição e Orçamento em: www.tvbrasil.org.br/doctval/default.asp. Mais informações: (61) 3316-2043/2088/2044 ou audiovisual@cutura.gov.br, na Assessoria de Comunicação da Secretaria do Audiovisual.

BAHIA

SEMINÁRIO DO SNC
A cidade de Salvador se prepara para sediar o Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Nos dias 6 e 7 de julho, a partir das 8h30, no Hotel Tropical da Bahia, o coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade do MinC e também coordenador geral do SNC, João Roberto Peixe, inicia uma série de 30 seminários, que serão realizados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, até o fim de novembro. O objetivo dos encontros é apresentar a proposta de estruturação do sistema aos setores públicos e sociedade civil. Na Bahia, o evento terá a participação de mais de 420 pessoas, entre autoridades, gestores públicos e privados de cultura, membros de conselhos municipais e estaduais vindos de todas as regiões baianas, e contará com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy e do secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles. Mais informações: www.cultura.ba.gov.br e pelo telefone: (71) 3103-3026.
A CERÂMICA DA BAHIA
O Instituto de Artesanato Visconde de Mauá convida para o lançamento da Exposição Cerâmica da Bahia, hoje (1°), a partir das 19h, na Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O lançamento da mostra, que reúne acervo de peças tradicionais de vários municípios bahianos, contará com uma demonstração, no local, do fazer cerâmico através das técnicas de queima de Rakú. A variedade de artefatos que estarão expostos inclui potes, panelas, moringas, figuras populares, orixás, santos e azulejos decorados. O público que estiver presente na abertura do evento poderá assistir a apresentação de vídeos e o lançamento do ensaio "A Cerâmica Popular da Bahia: Uma Leitura Poética Originária", do professor Dante Augusto Galeffi. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 16 de julho. A Escola de Belas Artes fica na Rua Araújo Pinho, bairro do Canela – Salvador.

CEARÁ
ARTES VISUAIS
Foram prorrogadas, até o dia 18 de julho, as inscrições para o 60º Salão de Abril. O evento tem como proposta aproximar a arte da população que não tem acesso ao circuito das galerias e museus de Fortaleza e do Brasil. Cada artista deverá inscrever até dois trabalhos em somente uma das categorias das artes visuais, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo numa categoria diferente. A ação é da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O resultado da seleção das obras sai nos dias 27 e 28 de julho, e a exposição está prevista para o período de 24 de setembro a 07 de novembro. As inscrições deverão ser entregues na Galeria Antônio Bandeira, Rua Conde D’eu, nº. 560, Centro, no horário de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações: www.salaodeabril.ce.gov.br, www.fortaleza.ce.gov.br ou www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/.

EDITAL DE CINECLUBE

Com o propósito de incentivar ações de cineclubes no estado do Ceará, a Vila das Artes está lançando o Edital Público de Apoio a Ação Cineclubista  por meio da cessão de espaço para exibição e debate de filmes e vídeos. A iniciativa está voltada à difusão de filmes, formação de platéia e a democratização de ocupação dos equipamentos públicos municipais. O edital estará aberto até 13 de julho, podendo ser acessado no site da prefeitura (fortaleza.ce.gov.br). As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, centro), das 9h às 12h e das 14h às 20h. Cada projeto contemplado terá disponível uma segunda-feira do mês, durante seis meses, das 18h30 às 21h30, para a realização das atividades cineclubistas. Outras informações: (85) 3252-1444.

PARAÍBA

VII FESTIVAL DE COROS
Já estão abertas as inscrições para o VII Festival Paraibano de Coros - Fepac, que acontecerá de 14 a 17 de outubro, no Cine Bangüê do Espaço Cultural, de João Pessoa. O Fepac é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Para